Breaking news

Núcleos do Procon no interior do TO realizam ações de cidadania em comemoração ao Dia Internacional do consumidor

Núcleos do Procon no interior do TO realizam ações de cidadania em comemoração ao Dia Internacional do consumidor

Luciene Lopes/Governo do Tocantins

Simultaneamente a programação do Procon-TO, em Palmas, em comemoração ao dia Internacional Consumidor, dia 15 de março,  que acontece em parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE) e a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), os núcleos regionais no interior do Estado  também realizam, entre os dias 12 e 16, ações que visam levar cidadania a população por meio de orientações sobre os direitos dos consumidores em diversos setores.

Em Gurupi a abertura das atividades foi realizada nesta segunda, 12, na escola Municipal Vila Nova. As palestras foram ministradas pelo administrador Antônio Jorge sobre “Carteiras estudantis” e “Saúde alimentar” com a farmacêutica Mariana Lêda Barros. A programação também se estende ao município de Crixás-TO, onde acontecem mais duas atividades, as palestras: “Práticas abusivas” com o administrador Antônio Jorge e “Saude Alimentar” com o médico, clínico geral, Vladmir Tanayo. O evento é uma parceria com a secretarias  municipal de Gurupi e Crixás e Defensoria Pública.

No município de Araguatins a equipe do Procon iniciou as atividades participando de entrevista na Rádio Sucesso, frenquência 104,9  levando orientações diversas sobre as “relações de consumo” para a comunidade local e região. Também no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) será realizada uma roda de conversa onde a pauta será direcionada aos idosos.

Durante esta semana, o núcleo de Dianópolis também levará aos funcionários públicos municipais palestra sobre “super endividamento”. Já o tema “Educação financeira” será direcionado ao público jovem. Na programação, ainda, acontece uma panfletagem nas instituições financeiras da cidade.

O município de Guaraí levará palestras às escolas municipais abordando o tema “Conhecendo os meus direitos como consumidor”. A panfletagem contendo informações sobre as relações de consumo, direitos dos consumidores também fará parte da programação na cidade. Na cidade de Tocantinópolis, a equipe do Procon realizará atividades corpo-a-corpo  onde será entregue à comunidade material contendo informações para manter o consumidor bem informado sobre os seus direitos.

Para o superintendente do Procon-TO, Nelito Vieira Cavalcante, o governo do Tocantins, por meio do Procon, tem demonstrado uma  preocupação peculiar em formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios das novas tendências  que estimulam o consumo exacerbado. “É preciso despertar, principalmente, nas crianças e adolescentes noções adequadas sobre o consumo, uma vez que elas já nascem inseridas nesse contexto do consumismo, explicou acrescentando que essa consciência sobre as relações de consumo as transformarão em cidadãos comedidos e capazes de reconhecer seus direitos e cumprir com seus deveres”, finalizou.

Programação

ARAGUATINS
Data Local Descrição
13/03/2018 Radio Sucesso FM (Frequencia 104,9) Orientações diversas sobre as relações de Consumo
14/03/2018 CRAS/Araguatins

CRAS-CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL

Roda de conversa com idosos
15/03/2018 Rua 13 de Outubro

Centro

Panfletagem
DIANÓPOLIS
Data Local Descrição
13/03/2018 Prefeitura Municipal Palestra com funcionários públicos municipal, “Super Endividamento”
14/03/2018 IFTO ID jovem e Educação financeira
15/03/2018 Bancos do Município Panfletagem
15/03/2018 Rádio Princesa FM
GUARAÍ
12 à 14/03/2018 Escolas Municipais Palestra “Conhecendo meus direitos como consumidor”
15/03/2018 Avenida Bernardo Sayão, próximo ao banco Amazônia Panfletagem
GURUPI
Data Local Descrição
12/03/2018 Escola Estadual Vila Nova Palestra saúde alimentar e carteirinha estudantil
13/03/2018 Câmara Municipal de Crixás Palestra saúde alimentar e carteirinha estudantil
15/03/2018 Sede Núcleo Regional de Atendimento do PROCON Atendimento ao idoso
16/03/2018 Avenida Goiás – Gurupi Panfletagem
TOCANTINÓPOLIS
Data Local Descrição
15/03/2018 Av. Nossa Sra. de Fátima Panfletagem