Breaking news

Polícia Comunitária promove curso de Agente Comunitário de Segurança em Tocantinópolis

Polícia Comunitária promove curso de Agente Comunitário de Segurança em Tocantinópolis

Palmas, 14 de março de 2018

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, (SSP), por meio da Assessoria de Polícia Comunitária e a Polícia Militar, através da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, com apoio da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, realizaram nos dias 12 e 13 de março a 44ª Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), na cidade de Tocantinópolis.

O evento ocorreu no auditório do Ministério Público e reuniu aproximadamente 120 pessoas, contando com a presença do Comandante da 5ª CIPM, Maj Valdemi Silva Reis, do Delegado Regional de Polícia Civil, Tiago Daniel de Moraes, do Assessor Estadual de Polícia Comunitária, CAP Thiago Monteiro, da advogada Daiany Cristine Jácomo, presidente da OAB – Subseção de Tocantinópolis e as gerentes do Banco do Brasil Francyella Senger Gogoy Buzzy e do Banco da Amazônia, Dalva Fernandes Pereira.

O CACS tem como objetivo, além de aproximar as forças de segurança da população local, capacitar à comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs).

Na primeira noite, foi apresentado um panorama sobre o sistema de Segurança Pública Estadual, pelo Delegado Regional Tiago Daniel. Em seguida o Capitão PM Thiago Monteiro discorreu sobre mobilização social e a importância da participação social para a prevenção criminal, apresentando as Redes Comunitárias de Segurança como uma das estratégias de prevenção. O Tenente Eduardo Rios Ferreira e uma equipe da Força Tática explanaram sobre a importância da abordagem policial para a segurança pública.

No decorrer do curso o CAP José Luís Cantanhede, Coordenador de Polícia Comunitária da 5ª CIPM abordou a prevenção ao uso de drogas. Logo após o CAP José Ribamar Maciel Martins discorreu sobre como identificar um potenciar infrator. Em seguida a Escrivã de Polícia Civil discorreu sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEGS)

No final dos trabalhos foi realizada a aclamação da diretoria provisória do CONSEG de Tocantinópolis, sendo que os membros indicados e aceitos pela comunidade foram: Presidente, Maria Vani Brito Soares Nogueira; Vice-presidente, André Luis Silva; 1° Secretário, Emília Lima Diniz Otaviano; 2° Secretário, Cristiane Pereira Silva; 1° Tesoureiro, Paulo César Viana; 2° Tesoureiro, Marcos Vítor Carneiro Leite. Os membros natos foram representados pelo delegado regional Tiago Daniel (PC) e o Cap Cantanhede (PM).

Todos os concluintes do curso receberam certificados de participação e com a inscrição dos participantes foram arrecadados quase 200 kg de alimentos que serão doados a famílias carentes do município.