Breaking news

Nilo Alves tem livro publicado e palestra em escola da rede pública, Lyceu,  no intuito de promover o costume da leitura como parte das leis de incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia, 2016

Jornal Página Aberta

Por Amanda Sabatella

 

Nilo Alves tem livro publicado e palestra em escola da rede pública, Lyceu,  no intuito de promover o costume da leitura como parte das leis de incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia, 2016

Liceu Escola

28 de novembro de  2016 | 09h52

Nilo Alves pode ser considerado um escritor e historiador que sabe administrar seu tempo. Além de todas as atividades comuns aos a um cidadão trabalhador5, ele estuda. Com 4 livros escritos, ele foi destaque, no dia 29 de setembro, na escola estadual Oscar Thompson ao palestrar para um grupo de alunos da 6ª série do ensino fundamental II sobre A verdadeira história da música goiana, seu primeiro livro publicado este ano.

“Senti-me lisonjeado em poder falar para os alunos do Colégio Lyceu de Goiânia. Fiquei muito orgulhoso em mostrar para eles que é possível ter outros sonhos além de ser também  músico”, brinca Nilo Alves.

A história de vida do autor de um pouco mais de 50  anos, somada à história do livro e à necessidade curricular da escola estadual, despertou o interesse da professora Luzineie Martins, que convidou Nilo Alves para conversar com os estudantes.  “Meu marido adquiriu um exemplar do livro no lançamento no dia 6 de novembro de 2016, no espaço Cora Coralina, e me chamou atenção o trabalho de pesquisa que o escritor Nilo Alves fez sobre a Verdadeira história da música Goiâna que desencadeou-se num belíssimo livro que servirá para pesquisas nas escolas e universidades brasileiras.

Para a aluna, Cristina Gomes da escola, Loetícia Gomes de Lima, palestras como a realizada por Nilo Alves são importantes para mostrar  possibilidades aos alunos que estão criando seus sonhos. “Essa conversa trará esperança, autonomia e confiança para que os nossos alunos sejam protagonistas de histórias construídas a partir de sonhos, assim como o que o Nilo Alves nos mostra no dia de hoje”, destaca.

 

Estudantes de Arraias apresentam a obra, A verdadeira história da música goiana  do autor Nilo Alves

Alunos que realizaram a peça com a professora de Língua Portuguesa que os orientou durante o trabalhoAlunos que realizaram a peça com a professora de Língua Portuguesa que os orientou durante o trabalho – Divulgação
Alunos atuando a Peça Fogoió- O rei da Confusão
Alunos atuando a Peça A verdadeira história da música goiana mesclada com palestra do escritor Nilo Alves, sobre a Lei de Incentivo á leitura da prefeitura de Goiânia.

Estudantes das escolas Estadual Brigadeiro Felipe e Escola Estadual David Aires França, em Arraias, Sudeste do Tocantins, participaram, no sábado, 9, na escola Brigadeiro, da culminância do Projeto Literatura, Arte e Lazer na Construção da Aprendizagem. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Brigadeiro Felipe apresentaram à comunidade escolar e demais colegas, a peça teatral Fogoió, o Rei da Confusão.

O espetáculo, extraído da obra de Nilo Alves, escritor, jornalista e músico tocantinense, visa despertar nos estudantes o hábito e o prazer pela leitura, ampliar suas capacidades de interpretações e sensibilidades artísticas, favorecendo o senso crítico pela expressividade. O autor retrata em seu livro a realidade da música feita em Goiás.

 

Para Michele Cristina Tomaz, técnica de Currículo de Linguagens da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias, o teatro é uma atividade que estimula os estudantes, assim eles aprendem por meio do lúdico.  “O teatro em sala de aula é uma excelente ideia por se tratar de uma atividade dinâmica, entusiasma, que enriquece e estimula alunos e professores”.

A professora Carla Martins, que orientou os alunos durante o processo de leitura e montagem da peça, contou que foi surpreendida pelos estudantes que tiveram a iniciativa de procurarem o autor da obra. “Após a leitura, adaptamos para a peça teatral e fiquei surpresa ao saber que os alunos, por meio das redes sociais, entraram em contato com o autor Nilo Alves para conhecê-lo melhor, para fidelizar o trabalho”, contou empolgada a professora de Língua Portuguesa, que destacou ainda a importância da arte para incentivar a busca pelo conhecimento.

Além da apresentação teatral, o evento contou com declamações de poesias, apresentações musicais e paródias. O homenageado da ação deste ano foi o autor Nilo Alves, com a apresentação da lpalestra, O que é a lei de incentivo á cultura a prefeitura de Goiânia?