Breaking news

Governo retira trevo perigoso de Dorilândia onde Coimbra morreu em acidente

Governo retira trevo perigoso de Dorilândia onde Coimbra morreu em acidente

5 (100%) 1 voto

Quase 90 dias após acidente que culminou na morte do ex-deputado federal Júnior Coimbra (PSB), em trevo na TO-070, próximo ao povoado Dorilândia, distrito de Sandolândia, o governo do Estado anunciou que realiza obras de intervenção em dois trechos considerados perigosos por quem trafega nos locais: um no povoado e outro no distrito. Conforme o governo, a reforma no trecho de Dorilândia está concluída.

De acordo com a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), duas rotatórias foram desfeitas e a rodovia ficou livre, com duas meias-luas nas laterais, além de terem sido pavimentadas.

Em nota encaminhada ao CT, a Ageto informou que as obras fazem parte de um projeto de segurança viária, que visa realizar intervenções em trechos com grande incidência de acidentes.

Conforme a nota, o projeto para reformas beneficia outros trechos considerados estratégicos e está viabilizado desde o ano passado. No entanto, o Governo do Estado já havia divulgado que as obras nas duas rotatórias, onde tiveram registros de diversos acidentes, acontecem desde o último dia 11 de julho. Quase três meses após o acidente que matou Júnior Coimbra.

Obras fazem parte de um projeto de segurança viária, que visa realizar intervenções em trechos com grande incidência de acidentes (Foto: Ageto/Secom/Divulgação)


Entenda
O acidente ocorreu no trevo de Dorilândia por volta das 19 horas do dia 26 de abril, no início das campanhas da eleição suplementar. Júnior Coimbra, que era coordenador do candidato Carlos Amastha (PSB), estava acompanhado do vereador Tiago Andrino (PSB), no banco traseiro da Pajero conduzida pelo coronel Ribamar. À frente, ao lado do coronel, estava o ex-secretário e pré-candidato a deputado federal Adir Gentil.

À época, Igor Moura, filho do advogado petista Célio Moura, então candidato a vice-governador de Amastha, disse que seguia a cerca de 20 metros da Pajero em que estava Coimbra. Segundo ele, a rotatória de Dorilândia estava escondida por um matagal e tinha uma ribanceira ao lado.

Conforme Igor, a Pajero freou bruscamente, bateu numa pedra e capotou duas vezes. Na primeira volta do veículo, ele contou que Júnior Coimbra foi arremessado para fora. Já Tiago Andrino, coronel Ribamar e Adir Gentil foram encaminhados para hospital em Formoso do Araguaia.

Confira a íntegra da nota:

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, informa que as obras nas duas rotatórias da TO-070, entre Formoso do Araguaia e Sandolândia, fazem parte de um projeto de segurança  viária que visa realizar intervenções em trechos  com  grande incidência de acidentes. O objetivo é diminuir o número de incidentes nos locais.

Os trechos estão sendo identificados através de um estudo que utiliza o cruzamento de dados estatísticos.  Além da TO-070, a rodovia TO-201, no trecho do Povoado Grotão, no Bico do Papagaio, também recebeu intervenções de engenharia  e tem sido beneficiada com  ações educativas.

O projeto foi viabilizado ano passado e será financiado pelo Banco Mundial. Os trechos foram escolhidos após estudos e os dados coletados também estão embasando a elaboração de projetos de engenharia específicos para cada local.