Breaking news

                Como a música de Lucimar Pereira dos Santos influencia na sociedade

                                Como a música de Lucimar Pereira dos Santos influencia na sociedade

POR NILO ALVES

Cantar uma canção provoca um efeito poderoso em uma pessoa. E isso o Lucimar aprendeu a fazer lá pelos os anos 80, no pulsar dos anos.  Você pode, por exemplo, desencadear diversas reações emocionais nela ao conferir no youtube algumas de suas canções. Emoção, tristeza, nostalgia e alegria são sensações que aparecem nos ouvintes de suas músicas. Aprendi a fazer música de qualidade observando o amigo Lucimar a se comportar diante á arte de criar. Essas sensações, quando contidas em várias pessoas, podem gerar engajamento social. Alguns bons exemplos são os movimentos musicais alternativos das periferias do grande Tocantins e Brasil afora. Todos esses movimentos buscavam uma melhora na qualidade e liberdade de expressão e de vida.

 

“A música é a principal arte do mundo (e olha que ele é grande). Desde os índios, até as cidades grandes (satélites), a música é em especial uma forte presença artística na cultura local”

Dessa forma, a música e Lucimar Pereira dos Santos, pode ser considerada uma das artes que mais impacta a nossa sociedade como é hoje. Ele consegue ajuntar todos os ingredientes frutos da terra em que vive e faz um prato degustável em suas canções… a gnte ouvi isso na canção, Meu Tocantins… quer mais?

Exatamente por causa disso, muitas mídias escolhem monopolizar o mercado de música no mundo. Se há décadas a principal vilã era a censura, estamos enfrentando um outro problema agora: a alienação. Existe um controle do que vai ou não fazer sucesso. Se somarmos isso ao descaso pela qualidade da música de hoje em dia no nosso país, especialmente para as classes menos favorecidas economicamente, poderemos observar um declínio cultural. Lucimar sabe fazer música de qualidade e descartável, se precisar, é claro… depende da cara do cliente e do momento…

Caso esse declínio cultural ocorra, a educação sofrerá igual impacto. Esta segunda sendo impactada, aumentará a facilidade de alienação. Esta situação de alienação maximizada é perfeita para os políticos, burgueses e outros monopolizadores da atual sociedade que vivemos.

 

Basta que observemos a nossa volta. Quando ligamos o rádio e escutamos o que está tocando, ligamos a televisão no final de semana e vemos quais são os grupos convidados para tocar nos programas transmitidos: todos eles cantam letras extremamente fracas que não falam sobre nenhuma questão social. Lucimar tem mais de 150 músicas gravadas que fazem sucesso desde á época em que foram publicadas nos veículos de comunicação do Brasil até o momento. Então, isso é sucesso!

A população precisa entender uma série de coisas sobre música e educação. Somente através da educação poderá haver uma significativa evolução no contexto musical. Este segundo por sua vez, também poderá contribuir de maneira significativa para o aprimoramento educacional do país. Formamos assim um ciclo vicioso de virtude e aprimoramento musical e educational.

E por falar nisso, já estou me preparando para o show de Lucimar nesta quarta-feira, a partir das 20:h, no Teatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural em Palmas, é claro! Vai ser um sucesso!

Bora lá?

(Colaboração: Marcos Marcondes)