Breaking news

Professores da Escola Municipal Henrique Talone promovem aulas de Matemática usando pipas

Professores da Escola Municipal Henrique Talone promovem aulas de Matemática usando pipas / FOTO: Walquerley Ribeiro

 

Professores da Escola Municipal Henrique Talone promovem aulas de Matemática usando pipas

Redação Semed

Na Escola Municipal Henrique Talone, Arse 24, os professores estão cada vez mais expandindo suas aulas para além do quadro e das salas. Dessa vez, a aula desta sexta-feira, 21, a céu aberto com a confecção de pipas mostrando a importância do brinquedo como fator importante para a evolução tecnológica.

Segundo o professor de Matemática, Leonardo Costa dos Santos, a ideia de trabalhar pipas com os alunos veio para mostrar que as brincadeiras não estão apenas nos eletrônicos. “Fizemos a leitura de uma reportagem sobre a história da evolução pela pipa. A pipa existe a mais de 2 mil anos e é extremamente importante para o avanço tecnológico que temos hoje”.

Durante as aulas a céu aberto os alunos constroem pipas e apresentam os projetos fundamentados em descobertas de antigos cientistas envolvendo pipas. Os alunos descobriram Leonardo da Vinci, Benjamim Franklin, Santos Dumont, Otto Lilienthal, entre outros.

“Benjamin Franklin colocou uma chave na pipa durante uma tempestade e quando a pipa estava no alto um raio veio atraído pela chave, antes do raio chegar na mão dele a linha queimou”, explicação do aluno Arthur Bulhões, 12 anos com mais informações também da sua colega de projeto, Anna Beatriz Oliveira. “Servindo como para-raios”, completou a estudante de 12 anos.

Eletricidade, aerodinâmica, telecomunicações, aeronaves e diferentes tipos de jogos têm tornado as aulas de Matemática mais divertida. “Estamos mostrando desde o contexto histórico da pipa até a tecnologia que temos hoje. Também foi trabalhado a necessidade da matemática para a construção de uma pipa, com geometria e medidas”, frisou o professor Leonardo.

A estudante Maria Elisa Almeida das Neves, 11 anos, teve que fazer leitura dos cientistas para montar seu projeto envolvendo pipas. “Aprendi sobre cientistas que inventaram tecnologias que usamos até hoje”, conta a aluna apoiada pelo seu colega de projeto. “Eu estudei a pipa como um meio histórico para as grandes invenções. Leonardo Da Vinci inventou máquinas voadoras baseado nas pipas, o balão e o helicóptero são exemplos de invenções criadas a partir da pipa”, afirmação do aluno Nicolas Botelho, 12 anos.