Breaking news

Célio Moura quer baratear gasolina

Célio Moura quer baratear gasolina

Por Nilo Alves
ELEIÇÕES NO TOCANTINS
O candidato petista quer emenda constitucional isentando os combustíveis, e a constituição de fundos para ampliação do parque de refino e de expansão da rede ferroviária nacional.
O candidato a deputado federal Célio Moura, em entrevista a este jornal, declarou que um de seus primeiros projetos será uma emenda constitucional isentando de impostos os combustíveis. “Os combustível são os principais insumos da economia brasileira. “Quando o preço do diesel ou da gasolina sobem, tudo sobe, e quem mais sofre com isso é o trabalhador”, diz ele.
Célio chama a atenção para o fato de a própria Petrobrás reconhecer que quase metade do preço dos combustíveis é formado por impostos federais e estaduais. “Se tirarmos este fator de majoração dos preços, o combustível pode baratear em até 50%”, afirma.
Como parte dos tributos incidente sobre combustíveis são estaduais, Célio diz que seu projeto será na forma de emenda constitucional. Para compensar a perda de receita que os estados terão, Célio defende a anulação das dívidas dos Estados junto ao Tesouro Nacional, “que é uma dívida sem contrapartida e que aumenta à medida em que vai sendo paga, à base de 13% da receita líquida dos Estados.
Seguindo Célio, a barateamento dos combustíveis vai estimular um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Na verdade, argumenta, a arrecadação federal vai aumentar, através do imposto de renda. Por isso vamos propor que parte do imposto de renda cobrado dos postos de gasolina e das empresas distribuidoras sejam dirigidos à formação de dois fundos públicos: um, para financiar a expansão do parque de refino, e outro, para o financiamento da ampliação da malha ferroviária nacional”.