Breaking news

Deputado Zé Roberto e vereadores lutam pela permanência da DRE em Arraias

O deputado Zé Roberto, juntamente com  os vereadores  e Arraias, Edivaldo Cardoso, Wesley Siqueira,  Herman Gomes, Josemar Bispo e Dourado, defendem e lutam pela permanência  da (DRE),  Delegacia Regional da Educação  do município de Arraias e entregam documento à Secretária da educação Adriana  que justificam a permanência da DRE  em Arraias.

 

 

REFORMA DA QUADRA DE ESPORTES

Na Oportunidade  cobraram da secretária Adriana a reforma   da quadra de  esportes da escola Estadual Joana  Batista Cordeiro (JBC), segundo Adriana, a reforma da quara já se encontra em licitação.

Foto: Repórter fotográfico Tião Vilanova Noleto

 

 

 

 

HISTÓRIA DE ARRAIAS

Arraias é um município brasileiro  do estado  do Tocantins . Possui uma área de 5419,9 km² e localiza-se a uma latitude 12º55’53″sul  e a uma longitude  46º56’18″oeste . É a cidade mais alta do estado do Tocantins e a segunda cidade mais alta de toda a Região Norte o Brasil , estando situada a uma altitude média de 722,40 metros. Arraias é também a cidade mais fria do Tocantins e uma das mais frias de toda a Região Norte  do país. Sua população estimada em 200 era de 10 970 habitantes.

Nascida no período áureo da mineração no Brasil, a cidade também atendia às demandas por metais preciosos, mais especificamente por ouro  e prata  , no período colonial  . Essa exploração aconteceu concomitantemente com a da cidade de Goiás , mais conhecida como Goiás-Velho, antiga capital do estado de Goiás.

Geografia

Localizada no sudeste do estado do Tocantins, é conhecida como “Cidade das Colinas”, pois está cercada por muitas destas formações. Com seus 722,40 metros de altitude média, Arraias é a cidade mais alta do estado do Tocantins  e a segunda cidade mais alta daRegião Norte do Brasil , sendo superada apenas pelo município de Pacaraima (RR). Apesar de Arraias ser a cidade com a maior altitude média do Tocantins, há alguns bairros (ou setores) da cidade de Dianópolis  que são mais altos do que a parte mais baixa da cidade. O Setor Buritizinho, localizado na parte noroeste da cidade, é o bairro mais alto de todo o estado. Considerando-se todas as localidades da Região Norte o   Brasil, há no entanto algumas aldeias indígenas e povoados que são ainda mais altos do que Arraias ePacaraima  (RR), inclusive no estado do Tocantins (Povoado Baliza, em Paranã.

Arquitetura

 

Na arquitetura do município predomina o estilo colonial português. Nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas.

Turismo

 

O município tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado. Locais como a Gruta da Fazenda Furnas, as ruínas da Chapada dos Negros, eventos religiosos, o carnaval  “inocente” e um contato muito forte com quilombolas, além dos jarros brancos de artesanato típicos de Arraias ainda não despertaram o interesse de empresários que possam alavancar o desenvolvimento da região