Música Tocantinense e seus Autores

Música Tocantinense e seus Autores

Plano de Aula – Ensino Fundamental

Dorivã

Dorivã Tocantins 1

Braguinha Barroso

Genésio do Tocantins

Suça do Tocantins

BRAGUINHA_BARROSO_53001 (1)Genesio-Tocantins-Foto-Lenna-Borges

 

Objetivo(s) 

– Refletir sobre a produção e a qualidade da música que é consumida hoje pela maioria da população.
– Pesquisar nomes de Músicas produzidas no Estado do Tocantins e suas origens.

– Ampliar o repertório musical com obras de autores regionais.
– Propor a aprendizagem  das músicas em um instrumento.
– Praticar música em grupo.

Conteúdo(s) 

– Música Popular Brasileira: Música dos povos tradicionais e compositores regionais.
– Apreciação musical.
– Leitura de cifra e partituras
– Prática musical individual e em grupo.

Ano(s) 

Tempo estimado 

2 Bimestres

Material necessário 

– Aparelho de som, data-show para exibição de imagens e trechos dos documentários.
– Violão, Cavaquinho, instrumentos de percussão tais como: pandeiro, timba, caixa, chocalho e tamborim.
– Estantes para partituras.
– Letras das músicas.

(É importante o professor ter gravado os vídeos em algum dispositivo móvel, CD, Pendrive ou HD externo, para baixar pode utilizar – http://www.baixartube.com.br/)

Para as etapas de pesquisa e de apreciação musical:

Documentário Suça do Tocantins

Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=UedFFWG1z7c

Vídeo 2 https://www.youtube.com/watch?v=9YMSUn3vT_0

Vídeo 3 https://www.youtube.com/watch?v=2nAU_2St6kE

Vídeo 4 https://www.youtube.com/watch?v=7yHOn_WB-pk

Vídeo Dorivã – Músicas:

https://www.youtube.com/watch?v=G7-FuqScidQ

Romeiro do Bonfim

Passarinho do Jalapão

Taquarulua

 

Vídeo Genésio do Tocantins Músicas:

https://www.youtube.com/watch?v=-PIgMER4YVY

Quebradeira de Coco (Dona Raimunda)

Peleja

Rezador

 

Vídeo Braguinha Barroso

Catirandê https://www.youtube.com/watch?v=BL_0UJOEiwk

Namorada https://www.youtube.com/watch?v=kPl9p18N1Ok

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Antes de começar o trabalho com os alunos pesquise as principais características do gênero musical Suça, Catira, Samba: suas origens que remontam à África; as origens estilísticas: maxixe, lundu, batucada, jongo choro, os instrumentos típicos dos  gêneros: violão, cavaquinho, percussões diversas, pandeiro, surdo, tamborim, e, em alguns casos, instrumentos de sopro e o acordeom, a importância desse gênero para a cultura popular  no Tocantins também  em alguns estados brasileiros como Bahia, que é considerado o berço do samba, assim como o Rio de Janeiro, onde se desenvolveu a partir de então.

Aulas anteriores:

Apresentação dos vídeos  “A Verdadeira História do Samba”

https://www.youtube.com/watch?v=N45k0NMBr-A

“DOC Brasil Choro”

Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=DMsGmYMQPxM

Parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=3_1Wf6aM-ZI

Parte 3 https://www.youtube.com/watch?v=_TIP1AHPy_Q

É importante estar familiarizado com os sistemas de tablatura e de cifras, e se for o caso partitura para as turmas que já sejam alfabetizadas musicalmente para a etapa de prática instrumental. A tablatura é um sistema numérico de leitura, que pode ser de dois tipos: com ou sem gráfico. A sugestão é que seja usado o sistema sem gráfico, que é de mais fácil assimilação pelos alunos. O sistema de cifras, mais conhecido, consiste no uso de letras e símbolos para indicar os acordes e é amplamente utilizado para se aprender violão.

 

Análise de uma música dos autores e apreciação musical
Comece perguntando aos alunos que tipo de música eles costumam ouvir.

Em seguida, distribua a letra da música para os alunos e proponha a leitura coletiva. Depois da reflexão sobre o conteúdo poético da letra de uma das músicas, apresente aos alunos alguns discos do artista para que eles possam familiarizar-se com as melodias, com as letras, e com o ritmo contagiante.

Pergunte quais músicas agradam mais, e escolha junto da turma um repertório de duas a quatro músicas, para serem trabalhadas durante o projeto.

O objetivo é preparar o aluno para a etapa em que ele irá aprender a tocar as músicas no seu instrumento de estudo e também fazer com que ele conheça o repertório.

Algumas questões propostas para discussão:

  1. Os autores falam sobre quais cidades ?
  2. História e Cultura Tocantinense.
  3. Redações sobre determinadas regiões do Tocantins onde se passam as gravações  e de onde falam os versos das músicas.

Prática musical
Agora que os alunos já analisaram a letra, já ouviram as músicas e já conhecem mais sobre a vida e a obra dos compositores citados, é hora de aprender a tocar as músicas em um instrumento musical.

Privilegie o fazer musical na prática (não estamos querendo formar músicos profissionais com este projeto, mas apreciadores e conhecedores da música) e comece distribuindo os instrumentos pela sala.

Deixe que os alunos os experimentem livremente durante uma aula.

Explique a todos que o objetivo é que cada um escolha seu instrumento de estudo para as próximas aulas.

Para enriquecer o trabalho e dar a todos as noções elementares dos ritmos que caracterizam os estilos, proponha que todos executem quatro sequências rítmicas preparadas por você nos instrumentos de percussão.

Escreva a notação musical e apresente a todos os alunos.

Com isso, os alunos vão aprender um dos conceitos fundamentais da música, que é o de ritmo.

Para os instrumentos de cordas (cavaquinho e violão), busque em sites como o CifraClub (http://www.cifraclub.com.br/cartola/) ou transcreva as melodias das músicas de dos que foram escolhidas durante a etapa de apreciação musical para os formatos de tablatura e de cifras – que são as notações musicais mais utilizadas para esses instrumentos.

Posicione os alunos – cada um com o instrumento que escolheu na aula anterior – no espaço reservado para as aulas de música da sua escola, de preferência um espaço amplo (pode ser o pátio da escola, por exemplo), observando certa distância entre os alunos para que um não atrapalhe o outro.

Depois, distribua as partes (tablatura e cifras) das músicas escolhidas para cada um. Caso não tenha instrumentos para todos os alunos, agrupe-os e proponha que estudem coletivamente.

Como o sistema de tablatura não indica o ritmo da melodia, apenas a localização das notas, é necessário tocar as músicas para que os alunos assimilem “de ouvido” o ritmo da melodia que está sendo estudada. À medida que os alunos de cordas vão estudando suas partes, transite entre eles e vá tirando as dúvidas e tocando junto com aqueles que já conseguem tocar algum trecho da música.

Reserve um espaço na sala de aula para os alunos que escolheram instrumentos de percussão (pandeiro, timba, chocalho, tamborim etc.), para que eles possam estudar, também individualmente, o seu instrumento; ensine o ritmo do samba para cada aluno no seu instrumento de estudo e também vá monitorando, tirando as dúvidas e tocando junto.

Assim que perceber que alguns alunos, tanto dos instrumentos de cordas quanto dos instrumentos de percussão, já conseguem tocar pelo menos uma música, dê início aos ensaios coletivos, onde serão feitos os ajustes finais dos arranjos das músicas, como o acerto da dinâmica, as introduções e finalizações de cada uma das músicas etc.

Você será o “maestro”, que vai conduzir todos os alunos e tocar junto deles sempre que necessário, para que aprimorem o conhecimento sobre as melodias e a leitura dos sistemas de escrita musical.

 

Avaliação 

Por meio das conversas com a turma e das atividades de prática musical, observe se os alunos conseguiram compreender os principais conceitos trabalhados durante o projeto, como a presença de conteúdo poético nas letras das músicas de dos compositores suas biografias  e a importância das obras para a cultura popular Tocantinense e Brasileira.

A leitura de cifras, tablatura e partituras; a importância da apreciação musical e da pesquisa musical, como forma de fugir da massificação cultural. Analise, também, o desempenho de cada aluno em seu instrumento de estudo e busque orientar a turma para que todos aprimorem sua técnica instrumental cada vez mais.

Produto final
Apresentação musical de duas a quatro peças selecionadas para toda a comunidade escolar.