Breaking news

PATRIOTA DE RIO MARIA DE OLHO NA EMENDA PARLAMENTAR

PATRIOTA  de Rio Maria  em busca de Emenda Parlamentar

 

Isnaldo Alves, presidente do Patriota Rio Maria-PA

No encontro na última quarta-feira o Prefeito Paulinho e o presidente do Patriota Isnaldo Alves, o Secretário de Administração Raimundo Coelho com o deputado Raimundo Santos, onde foi acertado recursos em forma de emendas para a construção de obras no  município de Rio Maria.


O presidente do Patriota Isnaldo Alves esteve na  recepção dada pela família do Deputado Raimundo Santos em sua residência   na Ilha do Mosqueiro.

Isnaldo Alves, presidente

do Patriota de Rio Maria-PA

 

Segundo o presidente do Patriota de Rio Maria-PA, Isnaldo, ” certamente essa relação do Patriota Rio Maria com o deputado Raimundo Santos dará muitos frutos no sentido do desenvolvimento deste município rico e promissor, isto porque acreditamos na palavra e no potencial político e de responsabilidade do nosso deputado estadua Raimuno Santos”. Comemora.

DESENVOLVIMENTO

 

Rio Maria é um município brasileiro do interior do  estado o Pará  do Pará , Região Norte  do país.

Os habitantes se chamam rio-marienses. O município se estende por 4 114,6 km² e contava com 17 722 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 4,3 habitantes por km² no território do município.

 

Vizinho dos municípios de Xinguara, Bannach e Floresta do Araguaia, Rio Maria se situa a 26 km a Sul-Oeste de Xinguara a maior cidade nos arredores. Situado a 217 metros de altitude, de Rio Maria tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 7° 19′ 8” Sul, Longitude: 50° 1′ 55” Oeste.

História

Rio Maria é uma cidade situada no extremo sul do estado do Pará na região norte do Brasil . Foi fundada no dia 13 de maio de 1982. Seu território antes de sua emancipação se localizava inteiramente dentro de dois grandes latifúndios que doaram partes de suas terras com o intuito de colonizar e povoar a região.

Giovanni Queiroz Giovannni Queiroz e Bonevarde Alves Pinto foram figuras muito importantes para a formação do município, pois participaram ativamente dos processos de construção e emancipação de Rio Maria.

O primeiro prefeito eleito foi o Adilson Carvalho Laranjeira, que na época disputou a primeira eleição com outros candidatos, entre eles o trabalhador rural e dirigente sindical João Canuto, o qual mais tarde segundo a justiça foi assassinado a mando do então ex-prefeito Adilson Laranjeira.

Economia

Sua economia é voltada para a pecuária de corte. Possui o Frigorífico  Rio Maria, exportador, que gera 300 empregos diretos e 200 indiretos.

Além da pecuária, outra fonte de geração de empregos é a mineração, de onde se extrai o ouro, e o comércio também é bastante dinâmico.

Geografia

Localiza-se a uma latitude  07º18’38” sul e a uma longitude  50º02’54” sul, estando a uma altitude de 205 metros. Sua população estimada em  2016  era de 17.721 habitantes.

Referências

  1. Divisão territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial . Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010