Breaking news

No 1º discurso, Toinho fala em “parceria” com colegas e em gestão “para ficar na história” da AL

No 1º discurso, Toinho fala em “parceria” com colegas e em gestão “para ficar na história” da AL; assista

5 (100%) 2 votos

Os deputados estaduais da 9ª legislatura elegeram na tarde desta sexta-feira, 1º, Toinho Andrade (PHS) como presidente da Mesa Diretora da Assembleia. No discurso de posse, o parlamentar fez questão de agradecer o apoio maciço recebido – 21 votos – e garantiu que retribuirá a confiança recebida com “parceria”. Apenas Luana Ribeiro (PSDB) e Júnior Geo (Pros) também registraram candidatura, mas cada um recebeu apenas um voto. A votação secreta ainda registou um voto nulo.

“A vocês o meu muito obrigado pela confiança depositada na minha pessoa. Podem ter a certeza que [terão] em mim um companheiro verdadeiro que realmente irá fazer esta Casa do povo. A minha retribuição é fazer uma parceria com cada um de vocês para que nós possamos realmente fazer uma administração que ficará marcada na história do legislativo tocantinense”, afirmou Toinho Andrade, em breve discurso após a posse da Mesa Diretora.

A direção da Casa de Leis ainda será formada por Eduardo do Dertins (PPS) e Nilton Franco (MDB) – 1º e 2º vice-presidentes; além de Jorge Frederico (MDB), Cleiton Cardoso (PTC), Vanda Monteiro (PSL) e Amália Santana (PT) como secretários. Apenas a petista e o pepessista foram eleitos por unanimidade, o restante venceram com 23 votos, recebendo pelo menos um voto branco ou nulo.

Perfil
Antônio Poincaré Andrade Filho é mais conhecido como Toinho Andrade. Nascido em Porto Nacional, casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, pai de Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Filho de Antonio Poincaré Andrade e Dinorah Costa Andrade políticos tradicionais de Porto e região. Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara.

Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga. Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi vice-líder do DEM e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado sendo reeleito em 2014 e 2018.

Confira com ficou a Mesa Diretora da Assembleia:

Presidente: Toinho Andrade (PHS)
Primeiro vice-presidente: Eduardo do Dertins (PPS)
Segundo vice-presidente: Nilton Franco (MDB)

Primeiro secretário: Jorge Frederico (MDB)
Segundo secretário: Cleiton Cardoso (PTC)
Terceiro secretário: Vanda Monteiro (PSL)
Quarta secretária: Amália Santana (PT)

Assista o discurso do novo presidente Toinho Andrade: