Breaking news

No Senado, Gomes e Irajá votam em Davi Alcolumbre; Kátia não declara voto

No Senado, Gomes e Irajá votam em Davi Alcolumbre; Kátia não declara voto

5 (100%) 3 votos

Dois senadores do Tocantins — Irajá Abreu (PSD) e Eduardo Gomes (SD) — votaram em Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidente do Senado. Kátia Abreu (PDT) não declarou o voto.

Antes de Renan Calheiros retirar sua candidatura, Gomes e Kátia, ao contrário dos eleitores de Alcolumbre, que declaravam o voto, ficaram em silêncio. Irajá, ao contrário do que informou o CT na primeira versão, apresentou a cédula, e disse ter votado em Alcolumbre.

Irajá mostra o voto em Davi Alcolumbre (Foto: Divulgação)

A estratégia da oposição a Renan foi uma forma para tornar a votação aberta, depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli ter determinado que ela deveria ser secreta.

Ao CT, Gomes confirmou ter votado em Alcolumbre por ser seu amigo há 15 anos e porque não havia um nome do MDB. “Fomos oito anos colegas [na Câmara], e o MDB não tem candidato, então, não há porque não votar [em Alcolumbre]”, defendeu o senador.

Irajá afirmou por nota que foi “o único senador do Tocantins que votou aberto e pela mudança”. “Por coerência com o que defendi na campanha, em respeito aos meus eleitores, por fidelidade ao que penso e como sempre me comportarei no Senado Federal, defendo o voto aberto”, disse na nota.

O senador disse que não vota “contra o Candidato A ou B”. “Defendo a alternância de poder que é saudável para a democracia e para o Brasil. Serei sempre defensor dos bons projetos para o país e o meu Tocantins. Espero que o senador Davi Alcolumbre não nos decepcione”, afirmou Irajá.

Também em nota, a senadora Kátia Abreu parabenizou Alcolumbre pela eleição e disse que estará “ao lado de todos os projetos que beneficiem a população, sem alinhamento automático ao governo nem oposição por oposição”. “Apesar de eventuais divergências políticas, somos uma única casa trabalhando em prol de um único fim: construir um país justo e próspero para as famílias brasileiras, afirmou Kátia.

Confira a íntegra da nota da senadora:

“Parabenizo o senador Davi Alcolumbre pela eleição. O Brasil tem desafios imensos e espera desse Senado união e muito trabalho. Estarei ao lado de todos os projetos que beneficiem a população, sem alinhamento automático ao governo nem oposição por oposição. Apesar de eventuais divergências políticas, somos uma única casa trabalhando em prol de um único fim: construir um país justo e próspero para as famílias brasileiras.

Senadora Kátia Abreu”