Breaking news

O PROGRESSO DE ARRAIAS  E PROMESSAS A PAGAR

                               

 

                                      O PROGRESSO DE ARRAIAS  E PROMESSAS A PAGAR

POR Nilo Alves

Agência JPA

 

O histórico e quase tricentenário município de Arraias encontra-se no extremo sudeste do Estado do Tocantins, distante 344 km de Palmas, em linha reta, ou 427 km, pela malha viária do estado.

 

Uma das cidades mais antigas do Tocantins, Arraias tem um grande potencial para o Turismo Histórico, por ter conservado suas edificações do período colonial, com construções que datam do seu início, com os garimpos de ouro e prata, que atraíram os primeiros moradores.

 

 

 

Além do potencial turístico ainda a ser explorado, Arraias tem como base da sua economia atual a agricultura, a pecuária e a mineração, mas que se revelam insuficientes para gerar uma renda adequada à população, da qual 81,13% vive em condição de pobreza (dado do levantamento sócio econômico do Governo do Estado do Tocantins de 2010), 53,43% em pobreza absoluta e 29,6% em extrema pobreza, índices assustadores, que podem ter se agravado desde então.

O  prefeito Wágner Gentil  está em Brasília participando de diversas audiências em busca de recursos para o município de Arraias.

O prefeito participou de reuniões, discutiu emendas e possíveis parcerias.

 

Portanto, é fundamental que o poder público municipal envide o máximo esforço para resolver de vez esta situação calamitosa.

 

Uma das maneiras é melhorar as condições das estradas municipais e vicinais, que permitem o escoamento da produção agropecuária e mineral, além do transporte de pessoas e outros bens, inserindo cada vez mais o município na economia regional, nacional e mundial, dando condições de competitividade à produção de Arraias, mas que atualmente se encontram em estado precário, exigindo um trabalho permanente de ampliação, conservação e melhoramento.

 

Com as estradas vicinais em bom estado de uso, os agricultores sentir-se-ão seguros em investir no aumento da sua produção, o que fortalecerá a economia local, ocasionando um círculo virtuoso, em que a maior renda aumentará o número de empregos e ativação do comércio, redundando inclusive em maior recolhimento de impostos, o que beneficiará não só a prefeitura mas toda a coletividade.

Recentemente, o Vereador Edivaldo Cardoso (PT) da Câmara Municipal de Arraias levantou a questão no legislativo municipal, mostrando os problemas das estradas vicinais e das máquinas da Secretaria de Obras do município, muitas das quais encontram-se paradas, sugerindo soluções ao Prefeito Wagner Gentil, com medidas eficazes e de baixo custo, que inclusive são fatores de criação rápida de novos empregos e de geração de renda às e aos arraianos, que tanto deles precisam.

Vereador Edivaldo Cardoso (PT)e o secretário de

Transportes da prefeitura de Arraias, o Durão.

Da mesma forma, é fundamental que o poder público municipal se empenhe junto ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do Tocantins, bem como ao Governo Federal e aos congressistas que representam a Região Sudeste, visando a obtenção de projetos e recursos que contemplem a infraestrutura logística de Arraias, além de outras medidas que promovam o crescimento da região, como saúde e educação.

 

Para tanto, é necessário a conscientização e a mobilização da população tanto urbana quanto rural da cidade, para que pressionem o poder público e reivindiquem as melhorias que tanto precisam. O que a Sociedade Arraiana quer é que os poderes político-administrativos funcionem em harmonia, cada um colaborando para o sucesso do outro, promovendo assim cada vez mais o Progresso de Arraias!” Vereador Edivaldo Cardoso.

336x280ad