Breaking news

A YOGUINE TERAPEUTA E CANTORA BEL MAIA TRAZ DA ÍNDIA A YOGA QUE ABRE O CORAÇÃO, SARA A MENTE E CURA O CORPO

Abrindo o coração, expressando emoções:

No último final de semana, ( 5,6,7 de julho) aconteceu o Festival Ilumina, em Alto Paraíso(GO), onde a professora de yoga, yogaterapeuta e cantora profissional Bel Maia ministrou a vivência em yoga “Abrindo o coração, expressando emoções “, voltada principalmente para aqueles que desejam melhorar suas expressões e sentimentos, que muitas vezes ficam suprimidos no dia-a-dia, por bloqueios dos chacras manipura, cardíaco e laríngeo. Tais bloqueios podem causar desequilíbrios físicos e emocionais, desencadeando transtornos de ansiedade, depressão além de alterações da pressão arterial e tireóide. Bel Maia usa sons e mantras em suas aulas para auxiliar o poder de concentração, fazendo da prática de yoga uma meditação guiada. Bel é representante no Brasil da Universidade Yoga Vidya Gurukul , que fica na Índia, além de ser vice presidente da “ONG Zen com  a Gente”, onde faz trabalho voluntário  de yoga voltada para músicos e também com pessoas que tem problemas de depressão e ansiedade.

  • BEL MAIA – IOGUINE

 

 

 

 

 

42 benefícios do Yoga para o corpo e para a mente

Por RAFAELLA CORNACHIONE

NOVO VÍDEO: Como Conseguir os Benefícios do Yoga para o Seu Corpo (e Sua Mente) Em 90 Dias… ou Menos. Assista Agora »

Se você faz Yoga há algum tempo, já notou benefícios da prática – talvez esteja dormindo melhor, tenha ganhado flexibilidade, controlado seu peso e esteja menos estressado.

Pesquisadores estão comprovando os benefícios do Yoga

A ciência está começando a dar pistas concretas de benefícios mais sérios do Yoga, como a melhora da saúde, a diminuição de dores em geral e até a prevenção de doenças.

Autor de vários livros sobre Yoga, o médico e editor do Yoga Journal, Timothy McCall  reuniu comprovações científicas mundo afora e testou ele mesmo os efeitos do Yoga para o corpo e para a mente.

 

 

 

42 benefícios do Yoga para a saúde

  1. Melhora a flexibilidade

O aumento da  flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios do Yoga. Durante a sua primeira aula você provavelmente não vai conseguir tocar seus dedões, mas não se preocupe.

Com o tempo você vai notar uma melhora gradual, e eventualmente, poses que eram impossíveis de fazer vão ser realidade na sua vida.

Ao mesmo tempo você também vai notar que algumas dores vão desaparecer. Não é coincidência. O Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar diferentes músculos, para que seu corpo trabalhe em sinergia.

Quer um exemplo?

Quadris travados podem exigir muito da articulação do joelho, levando ao desalinhamento dos músculos da coxa e dos ossos da perna.

E daí esses problemas na coxa trazem dores na lombar, que causam dores nas costas. Está tudo conectado.

Além disso, a falta de flexibilidade em outros tecidos, como ligamentos, pode causar uma postura ruim.

Dá pra ver como uma coisa leva a outra?

 

  1. Constrói músculos fortes

Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir queda em idosos, uma das grandes causas de morte nessa idade.

Quando você constrói seus músculos através da Yoga, balanceia esse ganho com o aumento de flexibilidade. Se você fizesse isso na academia provavelmente construiria músculos às custas da sua flexibilidade.

  1. Emagrece

 

 

Jared Molenkopf perdeu 133 quilos.

O segredo? Os benefícios indiretos do Yoga para a perda de peso.

Além de tonificar seus músculos e acelerar o metabolismo, Jared sentiu os efeitos secundários dessa atividade, como a diminuição da ansiedade, dos níveis de açúcar no sangue e a melhora do seu sono.

Tudo isso contribuiu para que ele pudesse perder peso rapidamente, quase 10 quilos por mês em 150 dias.

 

 

  1. Melhora a postura

Imagine sua cabeça como uma bola de boliche – redonda, grande e pesada. Quando ela está alinhada à coluna vertebral, seu pescoço e suas costas não vão ter problemas para suportá-la.

No entanto, se você se mantiver alguns centímetros para frente vai tensionar esses músculos. 12 horas ao dia segurando essa bola de boliche e você ainda se pergunta o motivo de estar cansado e dolorido…

E se isso piorar, seu corpo compensa desalinhando outros músculos e principalmente a coluna vertebral, o que pode causar mais dores e doenças incuráveis, como a artrite reumatoide.

O Yoga ajuda te dando uma maior consciência corporal e melhorando sua postura no dia a dia.

 

 

  1. Previne dores nas articulações

Toda vez que você pratica Yoga, leva suas articulações ao máximo do movimento que elas podem fazer.

Isso previne a artrite porque faz o liquido sinovial(que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.

A cartilagem é como uma esponja: recebe nutrientes novos quando é apertada, empurrada, usada. Sem esses nutrientes, o atrito aumenta podendo chegar até os ossos…nessa hora você vai saber o que é dor de verdade.

NOTA: Os benefícios levantados no artigo foram baseados na metodologia do Desafio Yoga, da instrutora internacional Leilane Lobo.

 

  1. Protege a coluna

Se ficarem estáticos, os discos intervertebrais(os amortecedores da sua coluna), podem causar hérnias e comprimir nervos.

Por isso precisam se movimentar, pois essa é a única maneira deles conseguirem nutrientes. Se você tem uma pratica regular de Yoga, com movimentos específicos para essa área, sua coluna estará saudável.

  1. Melhora a saúde dos ossos

É de senso comum que os exercícios com peso fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.

O Yoga também tem esse poder!

Várias posições requerem que você levante seu próprio peso, algumas delas específicas para os ossos dos braços, os mais vulneráveis a fratura por osteoporose.

Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, descobriu que dá para melhorar a densidade óssea nas vértebras com algumas semanas de Yoga. Além disso, como essa prática controla os níveis de cortisol(ver nº 12) ajuda a manter o cálcio nos ossos.

 

 

  1. Melhora a corrente sanguínea

O Yoga faz seu sangue fluir através dos exercícios de relaxamento, principalmente a circulação nas extremidades – mãos e pés. Oxigenadas, as células funcionam melhor.

As inversões, como paradas de mão e de ombro fazem o sangue venoso(não oxigenado) fluir das pernas e pélvis de volta ao coração mais rapidamente. Isso alivia inchaço nas pernas e pode ajudar a amenizar problemas renais.

Além disso, o Yoga turbina os níveis de hemoglobina, célula que carrega oxigênio para outros tecidos. Mais fino, o sangue flui melhor, o que previne ataques cardíacos e derrames.

 

  1. Drena a linfa e aumenta a imunidade 

Quando você contrai e alonga o músculos entre as poses melhora a drenagem da linfa, um líquido que contém células que lutam contra doenças.

Como esse sistema não tem bombeamento como os vasos sanguíneos, movimentar-se ajuda o sistema linfático a lutar contra infecções, células cancerígenas e limpar as toxinas do corpo de forma mais eficiente.

  1. Eleva a frequência cardíaca

Quando você eleva sua frequência cardíaca constantemente diminui o risco de um ataque cardíaco e pode aliviar sintomas de depressão. Nem todos os tipos de exercícios de Yoga são aeróbicos, mas todos conseguem alguma elevação dessa frequência.

Pesquisas revelaram que praticantes de Yoga conseguem manter uma frequência mais baixa em descanso, tem maior resistência física e melhor uso de oxigênio durante o exercício. Tudo isso reflete no condicionamento físico.

Além disso, o controle da respiração permite fazer o mesmo exercício gastando menos oxigênio, o que a longo prazo combate o envelhecimento das células já que um produto da reação com oxigênio são os temidos radicais livres.

  1. Abaixa sua pressão arterial

Tem pressão alta? Experimente o Yoga.

Dois estudos britânicos publicados na revista The Lancet compararam pessoas hipertensas em duas situações: enquanto parte delas fazia a Savasana, a posição do cadáver(deitar de barriga para cima controlando a respiração), outras apenas deitaram em um sofá. Após 3 meses ambas as medições, diastólica e sistólica caíram drasticamente no grupo que fez Yoga.

  1. Regula as glândulas adrenais

A Yoga controla os níveis de cortisol. Parece pouco? Normalmente as glândulas adrenais secretam esse hormônio em resposta a crises agudas e isso aumenta a imunidade por um tempo.

No entanto, os níveis de cortisol não podem se manter altos após essas situações ou seu sistema imunológico será comprometido.

Outros estudos descobriram que cortisol em excesso pode causar depressão, osteoporose(por retirar o cálcio dos ossos), hipertensão e resistência a insulina.

Uma pesquisa com ratos provou que cortisol em excesso causa fome, não a do dia a dia, mas aquela quando você está estressado e quer descontar nas calorias.

Controlar o cortisol é sim importante!

  1. Faz você mais feliz

Triste? Tente uma posição de Yoga!

Estudos descobriram que a pratica constante de Yoga combate a depressãoao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo.

O professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, constatou que os iogues tem uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.

  1. Te ajuda a ser mais saudável

Exercite-se mais, coma menos – esse é o mantra de quem está de dieta. E o Yoga pode ajudar.

Uma pratica constante ajuda a queimar as calorias enquanto aumenta o conhecimento sobre seu próprio corpo, te ajudando a fazer escolhas melhores, principalmente para sua alimentação.

  1. Diminui o açúcar no sangue

Yoga ajuda a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o LDL, o colesterol ruim, enquanto aumenta o HDL, o colesterol bom.

Pessoas com diabetes acham no Yoga uma forma de prevenção: por abaixar os níveis de adrenalina e cortisol, auxiliar na perda de peso e na sensibilidade aos efeitos da insulina. Controlar os níveis de açúcar sanguíneo também contribui para diminuir o risco de ataque cardíaco, falha renal e até cegueira.

  1. Mantém você focado

Um componente importante do Yoga é manter você focado no presente. Estudos descobriram que o Yoga pode melhorar a coordenação motora, o tempo de reação, a memória e até mesmo seu QI.

Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente.

  1. Yoga relaxa

Diminua sua respiração, foque no presente e controle seu sistema nervoso de perto.

O Yoga ativa o sistema nervoso parassimpático, o que causa uma queda na hipertensão e a melhora do fluxo sanguíneo em intestinos e órgãos genitais, o que o médico Herbert Benson denominou de resposta relaxante.

 

 

  1. Melhora o equilíbrio 

Yoga é capaz de aumentar sua propriocepção, que nada mais é a consciência de sentir seu corpo em relação ao espaço.

Pessoas com a postura torta e movimentos debilitados geralmente tem uma propriocepção ruim, o que pode estar atrelado a problemas no joelho e nas costas.

Mais equilíbrio  = menos quedas, o que para idosos se traduz em independência de cuidados de enfermeiras ou asilos. Para as outras pessoas, isso pode ser visto nas aulas, com uma facilidade para fazer poses mais desafiadores, como a da árvore.

  1. Controle do sistema nervoso

Alguns iogues mais avançados conseguem controlar seus corpos de maneira extraordinária, o que acontece graças ao sistema nervoso.

Cientistas monitoraram praticantes de Yoga que podem induzir sua própria frequência cardíaca ou até mesmo gerar atividade cerebral para aumentar a temperatura das mãos!!!!

  1. Melhorar a tensão em seus membros

Você já se pegou usando seu celular, dirigindo ou até mesmo olhando pra tela do computador com o corpo todo tenso?

Esse hábito inconsciente pode levar a uma tensão crônica e um cansaço muscular de pulsos, braços, ombros, pescoço e até mesmo na face, o que gera um estresse muito grande. A pratica de Yoga te mostra onde você segura essa tensão e te ajuda a dissipá-la. Para músculos maiores, como quadríceps e trapézio talvez leve mais algum tempo pra isso acontecer.

 

 

 

 

336x280ad