Breaking news

Servidores do Naturatins recebem sensibilização sobre o câncer de mama

Anexos15:00 (há 2 horas)

para Alvaro, Cco:eu
Servidores do Naturatins recebem sensibilização sobre o câncer de mama

Sinopse – Integrantes da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer comparecem ao Naturatins para participar da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mamaAlvaro Vallim/Governo do Tocantins

Iniciando a programação do Outubro Rosa, a direção do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), através do Ecotime, em parceria com a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, realizou nos dia 1º e 2, durante do período da manhã, no hall de entrada da sua sede, exposição e venda de produtos artesanais produzidos pelas mulheres assistidas pela entidade.Também foram realizadas visitas a todos os setores para sensibilizar as funcionárias sobre a prevenção ao câncer de mama e aos homens para que levem esta mensagem às suas mães, esposas e filhas.

Para o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Carneiro, estas atividades são de grande importância e o principal motivo é garantir ao servidor do Naturatins melhor qualidade de vida sempre. “Vou fazer um chamamento aos servidores para que participem ativamente destas atividades e se conscientizem um pouco mais sobre o câncer de mama e a prevenção, uma doença que tem atingido milhares de pessoas”, destacou.

Albuquerque recebeu a diretora social da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer no Tocantins, Carla Cavalcante Souza, no gabimete da Presidência do Naturatins, juntamente com as servidoras Nilza Verônica Amaral, do Ecotime, e Ana Angélica Pereira Bosque. Após ressaltar a preocupação em proporcionar aos servidores estes momentos de esclarecimento e conscientização, ele revelou que ajudará pessoalmente na mobilização dos homens em novembro para que realizem os exames preventivos ao câncer de próstata.

Carla Cavalcante enfatizou que o Naturatins tem sido uma instituição parceira permanente no trabalho de prevenção e de identificação antecipada da doença. “Nosso trabalho é orientar para que menos pessoas fiquem doentes e mesmo as que ficarem doentes, que o câncer seja identificado no início para que o tratamento seja mais eficaz e menos doloroso possível”, apontou.

De acordo com a servidora Nilza Verônica Amaral, uma das componentes do Ecotime, a programação deste mês deverá ter outras atividades como palestras sobre o câncer de mama, seguindo também até o próximo mês com o Novembro Azul, quando também serão realizadas atividades com vistas à prevenção do câncer de próstata e câncer de mama nos homens. Ela ressalta que as atividades têm como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida ao servidor do Naturatins, um dos objetivos da A2N – Agenda Ambiental do Naturatins.

Venda de produtos
Os recursos arrecadados com a venda têm como objetivo de ajudar a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, que recebe os acompanhantes das mulheres vítimas do câncer, bem como famílias que residem em Palmas, mas que necessitam de apoio.

O servidor do Naturatins Maurício José Alexandre de Araújo, um dos que comprou produtos vendidos pela Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, declara a importância de contribuir porque o câncer é uma doença que atinge muitas pessoas. “O número de pessoas atingidas é muito grande e a maioria tem poucas condições para se tratar, já que o tratamento é demorado e muito caro, por isso todos devemos contribuir de alguma forma”,  finalizou.

Agenda Ambiental
O Ecotime, é formado por uma comissão de  servidores do Órgão,  que atua na A2N – Agenda Ambiental do Naturatins, projeto que segue a concepção e orientação da A3P, uma iniciativa do governo Federal.

Legendas das fotos

Foto 1 – Presidente Sebastião Albuquerque recebe Verônica Amaral, do Ecotime,  Carla Cavalcante Souza, diretora social da Liga de Combate ao Câncer e Ana Angélica Pereira, servidora do Naturatins (Foto: Out Rosa2)

Crédito: Divulgação/Naturatins

Foto 2 – Ao centro, o servidor do Naturatins, Maurício Araújo, que foi um dos compradores de produtos vendidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer (foto: Out Rosa3)

Crédito: Tânia Caldas/Naturatins

Foto 3 – Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer permaneceram dois dias  no hall de entrada da sede do Naturatins (Foto: Out Rosa 1)

Crédito: Tânia Caldas/Naturatins
336x280ad