Breaking news

O DEPUTADO FEDERAL CÉLIO MOURA JUNTA-SE AO SENAC PARA COMEMORAR SETE DÉCADAS ATUANDO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DO PAÍS EM ARAGUAINA

 

 

POR NILO ALVES

Plantão JPA

 

“Maravilhosa reunião, hoje (04), no Senac de Araguaína, onde o deputado federal Celio Moura (PT/TO) ministrou uma Aula de encerramento para os valorosos Formandos do Curso de Frentistas, a convite do Presidente do SINTRAPOSTO, companheiro Neurivam. Estavam presentes ao evento, Daniel Barbosa da Federação dos trabalhadores da construção civil do Estado do Tocantins, e diretor da CUT estadual, além do companheiro e professor da turma de formandos Davi Fernandes, militante do PSOL de Araguaína. Um excelente momento de discussão da atual situação sindical e política que vivemos na atualidade”.(Comemora o deputado federal, Célio Moura).

2019 é ano de comemorar o aniversário do Senac, que vem há 70 anos ajudando o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País a crescer em Araguaina e em todo o estado doTocantins. Desde 1946, foram mais de 80 milhões de atendimentos que aumentaram as chances de muitos brasileiros se inserirem no mercado de trabalho.

 

Ao acompanhar as constantes mudanças do universo profissional, e se antecipar às demandas do empregado e do empregador, o Senac sagrou-se, durante sete décadas, como um agente transformador da sociedade.

Sempre de olho no futuro, a Instituição vem investindo em projetos pioneiros voltados à qualificação dos trabalhadores do Comércio que impulsionaram a sua atuação e, até hoje, fortalece a sua marca em todo o País. O viés da inovação se faz presente em seus 7.292 ambientes pedagógicos espalhados em todo o Brasil e permeia seus mais de 800 cursos em Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, nas modalidades presenciais e a distância.

A capilaridade do Senac também deve ser considerada como um diferencial no mercado da educação profissional.  Hoje, são mais de 600 Unidades Operativas espalhadas em cerca de 3 mil municípios.

Manter a contemporaneidade, sintonizando as tendências do mundo do trabalho com uma oferta educacional de qualidade, é o seu compromisso que vem se traduzindo em melhorar a vida de pessoas, organizações e comunidades, graças aos seus cursos e atendimentos gratuitos, realizados em todo o país para os brasileiros de baixa renda.

A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, mas ganhou um novo impulso, a partir de 2008, quando ampliou suas ações de inclusão social com recursos próprios, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Mais de 1 milhão e 800 mil brasileiros já foram beneficiados com o programa.

Minimizando as distâncias

Na busca de eliminar todas as barreiras da formação e do aperfeiçoamento de pessoas no setor terciário, o Senac não mede esforços para ampliar sua penetração nas mais longínquas comunidades. Um exemplo disso é o Programa SenacMóvel. Com salas de aula e laboratórios itinerantes, atualmente, são 87 carretas-escola, que atendem populações das periferias e do interior do país, e uma balsa-escola, que dá acesso os ribeirinhos da região amazônica a ensino de qualidade, conforto e infraestrutura tecnológica de ponta.

A educação profissional sem fronteiras também permeia a atuação do Senac na oferta de programações à distância. Hoje, a Instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos online nos níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), Técnico e Superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD

Aprender fazendo

Com relação às instalações físicas, os laboratórios do Senac ilustram a vanguarda da Instituição. Eles são equipados com as últimas tecnologias para acompanhar as demandas por formação profissional de estabelecimentos de primeiro mundo e atender a uma clientela cada dia mais exigente.

Nesses espaços pedagógicos, os alunos recebem a orientação de instrutores especializados e desfrutam de uma infraestrutura similar a que encontrará no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de enriquecer o aprendizado com a vivência prática da profissão. Tratam-se das empresas pedagógicas Senac. Atualmente, são mais de 50 empresas pedagógicas espalhadas pelo Brasil, tais como restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés-escola, além de salões de beleza, salões de estética, postos de gasolina e supermercado.

O investimento em infraestrutura, com modernos laboratórios, bibliotecas e demais equipamentos, somam-se ao desenvolvimento de tecnologias e à produção de conhecimento com a publicação de materiais didáticos. Atualmente, são cerca de mil e quatrocentos títulos produzidos pelos centros editorias da Instituição para atender as mais diversas áreas de atendimento.

Agrega-se a produção de conhecimento, a introdução de tecnologias educacionais de ponta, um quadro de docentes altamente qualificado e um modelo pedagógico consistente que busca a formação integral do indivíduo e não apenas o ensino de meras habilidades técnicas.
É com essa abrangência, competência e responsabilidade social, que se celebra o aniversário da Instituição no dia 10 de janeiro deste ano, relatando uma memória que não é somente do Senac, mas de milhões de brasileiros, cujas suas vidas foram transformadas por sua ação educativa, e também de milhares de empresas, que vêm recebendo profissionais mais bem preparados, em atendimento às demandas do mercado e as mudanças dos novos tempos.
Nesse ciclo de evolução, uma coisa não mudou: a relevância da educação profissional para a atividade econômica nacional. É por isso que o Senac se insere como uma engrenagem em prol do desenvolvimento socioeconômico no país e é por isso que esta história está só começando.

Senac em números

• 90.381.191 atendimentos de 1946 a nov/2019
• 2.868.866 pessoas beneficiadas por meio do Programa Senac de Gratuidade (de 2009 a nov/2019)
• 1.897 títulos de obras lançados pelo Departamento Nacional e por 4 Centros Editoriais (CE, SP, RJ e DF).
• 853 cursos nas modalidades de: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior
• 11 Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais).
• 3.061 municípios atendidos
• 34.117 docentes

Sua Rede de ensino
• 87 carretas-escola e uma balsa-escola (nas áreas de Turismo e Hospitalidade; Saúde; Informática e Administração; e Moda e Beleza).
• 54 empresas pedagógicas (23 salões de beleza-escola, 14 restaurantes-escola, 8 lanchonetes escolas, 5 hotéis-escolas, além de Posto de combustíveis-escola, supermercado-escola, pousada-escola e café-escola)
• 637 unidades operativas, que totalizam 7.292 ambientes pedagógicos espalhados pelos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

(Foto) deputado federal Célio Moura, Presidente do SINTRAPOSTO, companheiro Neurivam. Estavam presentes ao evento, Daniel Barbosa da Federação dos trabalhadores da construção civil do Estado do Tocantins, e diretor da CUT estadual, além do companheiro e professor da turma de formandos Davi Fernandes, militante do PSOL de Araguaína.

336x280ad