Breaking news

Em parceria com o Governo do Estado, “Agenda Cidadã” atendeu mais de duas mil pessoas em 2019

Em parceria com o Governo do Estado, “Agenda Cidadã” atendeu mais de duas mil pessoas em 2019

01/11/2019 –  Gabriela Glória / Governo do Tocantins

  • Caravana do Agenda Cidadã passou por cinco municípios atendendo mais de 2 mil pessoas

    Edivan Cavalcanti / Ascom TCE

  • Orientações para melhoria dos portais da transparência municipais marcaram participação da CGE

    Edivan Cavalcanti / Ascom TCE

  • Secretário-chefe da CGE destaca importância dos órgãos de controle para qualidade da gestão municipal

    Edivan Cavalcanti / Ascom TCE

Encerrou nesta quinta-feira, 31, em Araguaína, no norte do Estado, a 12ª edição do Projeto “Agenda Cidadã”. O projeto ofertou em 2019, palestras, orientações técnicas e capacitações em cinco regionais do Estado atingindo mais de duas mil pessoas.  A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), contou com parceiros como o Governo do Estado, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Este ano, o projeto desenvolveu o tema “Governança e Tecnologia: desafios e oportunidades”.

Além da regional de Araguaína, também foram contemplados os municípios de Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Guaraí. A participação do Governo do Estado, por meio da CGE, teve como foco a utilização mais eficiente de portais da transparência, uma ferramenta de acesso à informação pública que fortalece a participação da sociedade no controle dos gastos públicos.

Em seu pronunciamento, em Araguaína, o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, destacou a importância dos órgãos de controle para uma governança mais eficiente. “A participação do Governo do Estado, por intermédio da CGE, nesta importante iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, demonstra o caráter municipalista deste Governo e a preocupação com o controle e a transparência dos gastos públicos. O “Agenda Cidadã” trouxe a oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos municípios e assim orientarmos sobre as melhores práticas de gestão e ações governamentais”, reforçou o gestor.

O presidente do TCE, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, também ressaltou a importância da unidade para o sucesso do evento. “Parceiros como o Governo do Estado, através da Controladoria, foram muito importantes para chegarmos ao sucesso de público e capacitações que alcançamos e isso fortalece ainda mais o trabalho do Tribunal. A nossa missão não é somente fiscalizar, controlar e cobrar, mas também engrandecer as atividades da gestão pública, contribuindo para o atendimento das necessidades da sociedade”, frisou o conselheiro.

Portais da transparência

O gerente de Transparência e Controle Social da Controladoria, Lucas Sousa Luz, técnico da CGE nesta edição do projeto, avalia que a participação do órgão foi produtiva, tendo em vista a contribuição dada para o aprimoramento dos portais da transparência municipais. “À medida que o evento foi evoluindo, houve um aumento da procura dos prefeitos por apoio quanto a melhorias dos portais de transparência de seus municípios. Com isso, foi possível prestar um auxílio no sentido de conscientizar os gestores do valor dessa ferramenta de controle social”, avaliou.

Parceiros

Além do Governo do Estado, por meio da CGE, também foram parceiros da ação a Controladoria-Geral da União (CGU), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO) e a Energisa.

336x280ad