Breaking news

Desnutrição, abusos e mortes fazem da Amazônia pior lugar do Brasil para ser criança

Desnutrição, abusos e mortes fazem da Amazônia pior lugar do Brasil para ser criança

Indicadores apontam que a Amazônia é o pior lugar do Brasil para ser criança - BBC

 

Indicadores apontam que a Amazônia é o pior lugar do Brasil para ser criançaImagem: BBC

Ligia Guimarães

Da BBC News Brasil em São Paulo

05/11/2019 07h55

BBC News Brasil ouviu educadores, agentes de saúde, assistentes sociais, pesquisadores acadêmicos promotores de Justiça, ONGs e moradores da região, que alertam: não vai dar para salvar o meio ambiente sem preservar e fortalecer o futuro da população local, cuja vulnerabilidade favorece a cultura do ilegalismo.

“Muita gente se importa com a Amazônia. O gringo se importa, o governo diz que se importa, mas será que eles sabem que a gente existe? Que aqui não é só mato e água doce?”, questiona a assistente social Glinda Sousa Farias, de 25 anos. Ela nasceu e cresceu em Breves (PA), cidade de 92 mil habitantes considerada a “capital” da Ilha do Marajó. Essa região, cercada por praias e belezas naturais, tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) mais baixos do país.

Dias antes, a assistente social havia sido 1 dos 11 profissionais que resgataram uma criança na zona rural de Breves após denúncia de abuso. Uma menina teria sido violentada pelo próprio avô e mais um familiar, na casa dele. Depois de viajar horas pelo rio em uma embarcação a motor, encontraram a menina Sandra*, 13 anos, chorando sem parar em frente à casa de palafita. O irmão da adolescente, também menor de idade, teria presenciado a cena.

336x280ad