Breaking news

Deputado federal Célio Moura comemora 31 anos do aniversário de Aliança do Tocantins

Aliança do Tocantins completa 31 anos

“A acolhedora cidade de Aliança do Tocantins  completa  seus 31 anos!
Desejo a cada valoroso  morador  do município – mulheres,
homens, idosos e crianças  – que tenha  seus direitos  cada vez mais
valorizados  e que  a Aliança do Tocantins  possa ampliar e melhorar
sempre seu desenvolvimento  com qualidade, e cultura para todos!”

Deputado federal Célio Moura

 

Nesta última quinta-feira (10), a cidade de Aliança do Tocantins está em clima de festa. O município completa hoje 31 anos desde sua emancipação politica e administrativa.

A história da cidade começou em 1960, com a chegada de agricultores na região, que iniciaram a povoação do local na época da construção da Belém- Brasília. Entre os piorneiros está Tietre Monteiro de Carvalho e sua família, eles chegaram ainda no início do povoado, que em 1962 foi elevado a condição de distrito.

O nome da cidade passou por diversas modificações ao longo da história, ainda quando povoado, o local tinha nome de São José do Norte, mas em 1963 foi modificado para Aliança do Norte, tendo a última palavra sendo acrescentada para diferenciar de outra cidade em Pernambuco. Após a criação do município,  o nome da região passou a ser Aliança do Tocantins.

Comemoração  

Em comemoração ao aniversário da cidade, uma carreata foi realizada nesta quinta-feira, 10. Na ocasião veículo adquiridos na atual gestão foram apresentados, eles serão entregues para o atendimento da população.

A concentração estava marcada para às 9 horas em Frente à Paróquia São João Batista.

Aliança do Tocantins

PIB (IBGE/2008[4]) R$ 40. 329,486 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 6. 882,16

Aliança do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 11º18’22” sul e a uma longitude 48º56’09” oeste, estando a uma altitude de 333 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6. 366 habitantes.

O município de Aliança do Tocantins é um dos principais entroncamentos rodoviários do Tocantins, sendo o ponto de encontro entre a BR-153 e a TO-070, que são duas das mais importantes rodovias do estado.

Vista aérea de Aliança do Tocantins
336x280ad