Breaking news

“Todo apoio aos petroleiros”, conclama Célio Moura”

POLÍTICA

POR HELVÉCIO CARDOSO

Plantão JPA

“Todo o meu respeito e apoio à greve nacional dos petroleiros, que a cada dia conquista mais trabalhadores  em todo o sistema Petrobrás, e que já mobiliza 50 plataformas em cinco estados do país: Rio, São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte”, disse ontem o deputado petista Célio Moura em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados.

Célio destacou a amplitude do movimento, que vem crescendo cada vez mais, bem como o seu caráter político. Os petroleiros entraram em greve nem tanto para obter aumentos salariais, mas, sobretudo, ara defender a Estatal Brasileira. E também para forçar uma redução dos preços dos combustíveis e do gás  de cozinha. É um absurdo que, no Tocantins, um botijão de gás já esteja custando 100 reais”.
O Petróleo brasileiro vem sendo cobiçado pelas grandes companhias internacionais. Uma forma de ter acesso a nossa riqueza petrolífera é a destruição da Petrobrás. E isto vem sendo feito sistematicamente. A empresa, desde o governo Temer, cancelou seus investimentos Paralisou as obras das refinarias que foram iniciadas no governo Lula com o objetivo de suprir o aumento da demanda interna por combustíveis.
Sem o aporte de novas refinarias, cujas obras estão paralisadas desde o governo Temer, o Brasil se vê obrigado a importar gasolina e óleo diesel, não obstante ser, hoje, um grande exportador de petróleo cru. Recompramos do exterior, na forma de gasolina e diesel, o petróleo que vendemos in natura. Por isso a política de preços da Petrobrás é baseada em dólar, o que explica as constantes altas dos preços dos combustíveis.
“Temos que cerrar fileiras em defesa da Petrobrás e dos petroleiros, pela valorização do serviço público e pela proteção do patrimônio da maior empresa brasileira”, disse Célio. “Resistam firmes, bravos companheiros petroleiros. O Brasil está com vocês. Até a vitória!”, finalizou.
336x280ad