Breaking news
CentroVicentao860

Centro de Convenções Comandante Vicentão é inaugurado com presença do ministro do Turismo

Centro de Convenções Comandante Vicentão é inaugurado com presença do ministro do Turismo

Durante a solenidade, autoridades assinaram um documento solicitando ao Ministério recursos para construção de uma passarela ligando o centro à praia

DA REDAÇÃO23 de Aug de 2017 – 08h38, atualizado às 09h54
COMPARTILHE
Fotos: Lia Mara/Governo do Tocantins
Autoridades e familiares do homenageado descerram a placa de inauguração do Centro Comandante Vicentão

Na tarde desta terça-feira, 22, ocorreu a solenidade de inauguração do Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão, em Porto Nacional. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do governador Marcelo Miranda (PMDB), senador Vicentinho Alves (PR), filho do homenageado, e outras autoridades. Na oportunidade, o prefeito Joaquim Maia (PV) entregou também o Espaço Cultural Beira-Rio, ambiente a céu aberto, situado na orla da cidade.

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da vice-governadora Claudia Lelis (PV), participaram do evento. Ao lado do ministro, o governador fez um retrospecto histórico da cidade e destacou a importância da obra e do homenageado. “O Centro de Convenções Comandante Vicentão se reveste de um grande significado para a cidade de Porto Nacional, porque vem ao encontro da tradição histórico-cultural do município. Entendemos que o respeito à cultura de um povo passa, necessariamente, pela preservação de sua identidade e isso está sendo registrado no nome do empreendimento”, disse, lembrando que Vicente de Paula Oliveira, o Comandante Vicentão, foi pioneiro da aviação portuense.

O senador Vicentinho Alves (PR) parabenizou os portuenses pela conquista. Ele agradeceu ao prefeito Joaquim Maia a homenagem prestada ao seu pai, destacou a harmonia da bancada federal em torno dos interesses do Estado e se colocou à disposição do governador Marcelo Miranda. “O governador Marcelo Miranda pode contar com o nosso apoio em Brasília. Estamos prontos para ajudar a buscar os recursos necessários para promover o desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou.

O deputado federal Vicentinho Junior, neto do homenageado, ressaltou a importância da obra para Porto e região e, assim, como o seu pai, enfatizou que continuará a defender os interesses do Tocantins em Brasília. Ele e o senador são autores das emendas que destinaram R$ 2,5 milhões para as obras do Comandante Vicentão.

Ministro Marx Beltrão, que prometeu liberar os projetos do Estado ainda pendentes em sua pasta

Ajudar o Tocantins
O ministro Marx Beltrão falou da importância do Turismo para o desenvolvimento do País e que o seu Ministério está aberto a discutir os projetos do Tocantins. “Vim aqui realizar parcerias e ajudar o Tocantins”. Beltrão prometeu estabelecer parceria para a construção da passarela ligando a orla à praia de Porto Nacional e a liberar os projetos do Estado ainda pendentes em sua pasta. Durante a solenidade, o governador e as demais autoridades assinaram um documento solicitando ao Ministério do Turismo recursos para construção da passarela.

Outra boa notícia para os portuenses foi dada pelo governador Marcelo Miranda, que anunciou que ainda este ano as obras da ponte do Rio Tocantins serão iniciadas. “Dependemos apenas da aprovação pela Assembleia, mudamos o agente financeiro para a sua construção, que terá como parceira a Caixa Econômica e só depende dos deputados aprovarem para anunciarmos a ordem de Serviço”, disse o chefe do Executivo.

O prefeito Joaquim Maia falou dos esforços para concretizar as obras do Centro de Convenções. “Foi uma união de esforços de todos e a nossa cidade conta com um potencial muito grande no setor de turismo. Essa obra vem ao encontro dessa demanda e, certamente, vai promover o crescimento do setor”.

Centro de Convenções
Localizado na Avenida Beira-Rio, o Centro de Convenções tem capacidade para sediar eventos de pequeno a médio porte. O local conta com 970 metros quadrados de área construída, auditório com capacidade para 500 pessoas, ambiente climatizado, palco com sistema acústico de última geração, camarins, cabine para operação de som, área administrativa e de convivência social. O nome é dedicado ao Comandante Vicentão (in memorian), ex-aviador e pioneiro da aviação portuense, pai do senador Vicentinho Alves.

Programação
A prefeitura preparou uma programação especial para a inauguração, que contou com uma exposição de telas de Rosalino Ferreira dos Santos (in memorian), conhecido popularmente como Mestre Rosalino. A exposição marcou a inauguração da Galeria de Artes, que leva o nome do artista. Rosalino, para muitos portuenses, nasceu com espírito primitivista, e isto o dispensou das escolas de artes. Autodidata, tem uma sequência de trabalhos que mostra com clareza diversos ofícios do homem sertanejo.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Valdemar Júnior (PMDB) e ex-prefeitos de Porto Nacional e de outras cidades da região.