Nova variante do coronavírus no Tocantins é de amazonense já liberado; Estado aguarda resultado de outros testes

do coronavírus responsável pela Covid-19 encontrada em Palmas é de um paciente amazonense, de 44 anos, que já recebeu alta do hospital particular no qual estava internado. O homem já voltou ao Amazonas. Entretanto, a Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) informa que aguarda o resultado de 24 das 41 amostras remetidas  ao Laboratório Adolfo Lutz para verificar a presença da chamada cepa de Manaus.

Leia a íntegra 

“NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das 41 amostras remetidas ao Laboratório Adolfo Lutz, 17 resultados das análises do sequenciamento genômico da nova variante do coronavírus foram disponibilizadas na terça-feira, 23. A pasta esclarece que houve apenas uma confirmação, referente a um paciente amazonense de 44 anos.

Ressaltamos que o paciente estava internado na rede privada, chegou ao Tocantins dia 19/01/21 – por sua própria conta – enfatizando-se que ele não faz parte da comitiva dos 17 infectados que o Ministério da Saúde (MS) trouxe para o Tocantins. Esclarecemos, ainda, que o paciente recebeu alta e já retornou à origem.

Palmas/TO, 24 de fevereiro de 2021.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”